Workshop de Fotografia: o local faz a diferença!
Workshop de Fotografia: o local faz a diferença!
Ao planejar um workshop de fotografia, a primeira coisa a se pensar é convidar um profissional bacana para trabalhar com o grupo. Quanto mais conhecido e reconhecido for o seu trabalho, mais as pessoas se sentirão atraídas pelo evento.
Em segundo lugar, é preciso pensar nas dinâmicas que serão feitas e no material que será usado, desde equipamentos e acessórios fotográficos até material de papelaria comum.
E por fim, mas não menos importante, é o local escolhido para fazer o workshop. É fundamental dar atenção a vários aspectos práticos:
- O local comporta o número de participantes com conforto e espaço suficiente para se movimentar e trabalhar?
- Tem a infraestrutura de que você precisa? TV, projetor, telão e outros equipamentos?
- Tem iluminação adequada para poder falar de luz, sombra e cor, ingredientes fundamentais da fotografia? O local recebe luz do sol? Permite o escurecimento da sala?
- Tem serviços de apoio tecnológico e alimentos e bebidas?
É melhor fazer o workshop em um estúdio fotográfico?
Não necessariamente. Tudo vai depender do nível de conhecimento que você pretende trabalhar e do tipo de experiência que gostaria de oferecer.
Se for um workshop para iniciantes, amadores ou profissionais, você ganhará muito escolhendo um local inspirador. Fotogênico, para sermos mais exatos. O próprio local servirá como estímulo e referência.
Já se o objetivo do workshop for aprimoramento técnico, talvez seja melhor oferecê-lo em um local que tenha recursos de estúdio fotográfico, como fundo infinito e iluminação profissional.
Como o local pode contribuir para o seu workshop?
O local pode contribuir de diversas maneiras para o seu workshop, desde as mais inspiradoras até as mais práticas. Vamos conhecer algumas delas!
Espaço inspirador
Um espaço pode inspirar por ter iluminação natural, que permite explorar recursos de luz e sombra, cores e tonalidades. Pode inspirar pelo seu mobiliário, por objetos de arte, por plantas e jardins ou por cantos cenográficos que podem ser objetos de observação e reflexão.
Um workshop feito entre quatro paredes de uma sala de reunião não será tão inspirador como uma casa aberta para o verde, como a Ciranda166.
Ambiente versátil
Quanto mais flexível for o local escolhido, mais facilmente ele vai se adaptar às necessidades do seu workshop. Usar diferentes composições de mobiliário, trabalhar com a sala vazia para se movimentar livremente, mudar de ambiente, de ângulo, de composição. Essa mobilidade pode contribuir para as suas dinâmicas e para o resultado do seu trabalho.
Ambiente acolhedor
A convivência e as interações entre os participantes são aspectos do workshop que não podem ser negligenciados. Um lugar agradável para conversar e trocar ideias, com um serviço gostoso e descontraído de alimentos e bebidas certamente faz diferença no estado de espírito das pessoas e na sua disposição para participar e contribuir