Qualidade de vida no trabalho: o que é?

Bem-estar no trabalho contribui para melhorar sua qualidade de vida.

Cada vez mais, as empresas estão considerando o bem-estar dos seus colaboradores como prioridade na missão das marcas e avaliando a inteligência emocional de suas lideranças. Paralelamente, a maneira como as pessoas estão pensando seu bem-estar está cada vez mais abrangente. Em especial a geração Z, que está entrando no mercado de trabalho, coloca sua saúde física e mental como prioridade absoluta e condição para integrar o time de colaboradores de uma empresa. 

Siga a leitura no Blog Ciranda 166 e entenda a qualidade de vida no trabalho como um conceito mais amplo. 

Por que a qualidade de vida no trabalho é tão importante?

Se as empresas querem continuar atraindo e retendo talentos, principalmente entre as gerações mais jovens, terão que, obrigatoriamente, olhar para as tendências.

Hoje, cada vez mais, os colaboradores vêm priorizando sua saúde e bem-estar e fugindo de ambientes de trabalho estressantes. O Índice de Tendências de Trabalho de 2022 da Microsoft, “Grandes Expectativas: Fazendo o Trabalho Híbrido Funcionar”, mostra que 24% das pessoas entrevistadas disseram ter deixado o emprego por motivos de bem-estar pessoal ou saúde mental, ou por estarem em busca do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Um exemplo que ganhou as manchetes dos jornais foi o anúncio, da primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinta Ardern, que deixaria o cargo em janeiro de 2023 priorizando, publicamente, seu bem-estar pessoal. Decisões semelhantes foram tomadas por Naomi Osaka, estrela do tênis e pela estrela olímpica Simone Biles. 

Em uma pesquisa de trabalho e carreira feita pela Cosmopolitan, em dezembro de 2022, a geração Z elegeu sua saúde mental e física como prioridade de vida, em detrimento das perspectivas de trabalho e carreira. A pesquisa “Future of Work”, que se concentra exclusivamente na geração Z, citou um entrevistado que afirmou que “não estou disposto a ir além do meu cargo e não tenho medo de sair”.

Como melhorar a  qualidade de vida no trabalho ?

Existem vários autores e pesquisadores que falam sobre Qualidade de Vida no Trabalho. Eles usam diferentes parâmetros e propõem diferentes modelos. Em geral, consideram fatores motivacionais, que têm a ver com a experiência profissional positiva e fatores higiênicos que, quando inexistentes, geram insatisfação. 

Mas o foco do nosso post é mais amplo. Queremos falar de iniciativas de Qualidade de Vida no Trabalho que respondem ao desejo de comunidade e criatividade, de inovação e alegria que está explodindo no mundo. A Pantone, por exemplo, escolheu o Viva Magenta, vibrante e alegre, como a cor do ano de 2023. O relatório de tendências para o futuro da agência Wunderman Thompson, fala do movimento da joyconomy, algo como a economia da alegria, em que despontam marcas que resgatam o aspecto lúdico das experiências. São grupos hoteleiros oferecendo viagens de bem-estar; varejistas se reposicionando como fornecedores de boas experiências, escritórios criando espaços abertos e arejados para aliviar a sensação de trabalhar entre quatro paredes.

Há um movimento de expansão do conceito de bem-estar. Cuidar de si é cuidar da saúde física, mental, emocional e até ambiental, que tem a ver com cuidar do próprio entorno. Essa tendência está convidando as empresas a ressignificarem seus conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho. Não se trata mais só de oferecer  um ambiente de trabalho saudável e seguro, ou de incentivar a prática de atividades físicas, por exemplo. Trata-se de inspirar pelo exemplo: de adotar estratégias de negócio éticas e justas, de ter políticas de diversidade e inclusão, de incentivar a autonomia, a colaboração e o trabalho em equipe. 

Indicadores tradicionais de  Qualidade de Vida no Trabalho incluem:

  • Horários de trabalho razoáveis e flexíveis
  • Benefícios que contribuem para  melhorar a qualidade de vida
  • Incentivar e apoiar a prática de atividades físicas e cuidados com a saúde mental
  • Promover um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso
  • Incentivar e valorizar o trabalho em equipe, a colaboração e o reconhecimento do desempenho.
  • Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, com treinamentos, palestras, cursos e workshops
  • Oferecer um ambiente de trabalho seguro, saudável e confortável, com equipamentos e mobiliário ergonômicos, boa iluminação e ventilação adequada.

Novos indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho incluem:

  • Ter um propósito de marca compartilhado e práticas alinhadas com o discurso 
  • Abraçar a diversidade de pessoas e ideias
  • Praticar a equidade em um sistema inclusivo
  • Avaliar e minimizar os impactos da própria atividade e comunicar com transparência
  • Valorizar as relações de longo prazo
  • Valorizar o engajamento dos colaboradores em causas

Como os workshops influenciam o bem-estar?

Como já vimos em posts passados, workshops são encontros colaborativos em que as pessoas têm a oportunidade de falar e aprender sobre temas do seu interesse, compartilhar ideias, ouvir os outros e opinar. Um workshop sobre Qualidade de Vida no Trabalho pode ser uma oportunidade de entender o que o bem-estar significa para cada colaborador, quais são suas insatisfações com o ambiente e quais são suas necessidades e desejos.

Além disso, os workshops podem ajudar a:

  • estreitar laços entre as pessoas e criar o senso de comunidade necessário para gerar um ambiente de trabalho mais colaborativo e engajador.
  • Enriquecer o repertório dos colaboradores sobre temas ligados à saúde e bem-estar, contribuindo para mudanças de hábitos.
  • Cultivar habilidades socioemocionais e outras habilidades que contribuam para a harmonia no ambiente de trabalho.
  •  Ser um laboratório de novas ideias em prol do bem-estar no ambiente de trabalho

Na Ciranda166 você vai encontrar um espaço para workshop que é um exemplo vivo do que é um ambiente de trabalho criado para o bem-estar das pessoas. É um lugar arejado, colorido e luminoso, que é casa, jardim e escritório, tudo ao mesmo tempo. Acolhimento e tecnologia, organização e conforto, comida deliciosa e estrutura para receber workshops inovadores. Inspiração para quem quer transformar seu ambiente de trabalho em um espaço de bem-estar.

Posts Similares