Como organizar um Workshop?
Como organizar um Workshop?
Tirar um grupo de pessoas da sua rotina diária para participar de um workshop pressupõe que você tenha algo muito relevante para oferecer:
- Um objetivo importante para o grupo;
- Conteúdos de valor;
- Dinâmicas participativas eficientes;
- Um coletivo de pessoas capazes de contribuir para as discussões e construir juntos.
Os workshops abertos ao público são particularmente desafiadores, principalmente quando você tem baixo conhecimento do seu público e de suas dores .
O Blog Ciranda166 existe justamente para ajudar nessa tarefa, contribuindo com insights importantes de planejamento e organização. Vamos juntos construir um workshop bem sucedido.
Principais desafios ao organizar um workshop
Antes de mais nada é importante lembrar que workshops são eventos participativos, ideais para construir algo coletivamente.
Workshop com um time formado
A tarefa é mais fácil quando seu público é um grupo de pessoas que trabalham juntas e têm um desafio em comum. Ou seja: você conhece bem o seu público e suas dores e tem clareza de onde quer chegar. Neste caso, sua atenção deve estar focada em três pontos principais:
- A qualidade das dinâmicas propostas, para estimular discussões construtivas;
- A qualidade da facilitação, pela mesma razão acima;
- A qualidade da devolutiva para o grupo a partir das suas contribuições para dar clareza aos resultados e aos próximos passos a seguir.
Workshop aberto ao público
É o caso de workshops em que você propõe a construção de um conteúdo ou uma habilidade para um público eclético. Ou seja: você não sabe exatamente quem são os participantes e sabe que vai ter que lidar com repertórios e entendimentos diversos. Neste caso, seu foco deve estar voltado principalmente para:
- A qualidade do material de divulgação do evento, para que as pessoas identifiquem se o workshop responderá ao que procuram;
- A qualidade da facilitação, de modo que todos se sintam contemplados e tenham oportunidade de contribuir;
- A qualidade da devolutiva final, para dar clareza ao que foi construído e, eventualmente, o acesso a uma apostila ou relatório.
Planejar, roteirizar, organizar conteúdos, criar dinâmicas, sistematizar as contribuições e dar clareza ao que foi construído são etapas fundamentais na organização de um workshop bem sucedido, qualquer que seja seu objetivo e seu público.
Como montar um workshop: passo a passo
Agora que você já entendeu a importância de saber organizar um workshop, está pronto para ler as nossas dicas. Siga a leitura e confira 7 pontos que não podem faltar na hora de planejar o seu evento:
Qual o seu tema? A definição do tema do workshop está diretamente relacionada ao seu objetivo. Um tema instigante, capaz de dar clareza ao que será construído durante o evento é o primeiro passo para a organização de um workshop bem sucedido.
Qual o seu público?
A elaboração de um workshop depende muito do perfil do público-alvo, para permitir a condução mais adequada e o melhor alinhamento da linguagem.
Como já dissemos, um time corporativo será mais fácil de trabalhar por ser um grupo conhecido, com repertórios, experiências e objetivos em comum.
Um grupo eclético exigirá maior habilidade de organização e facilitação, por ser formado por pessoas provavelmente desconhecidas e com repertórios diversos.
Qual o horário?
Dependendo da complexidade do tema e dos objetivos do workshop, o tempo de duração poderá variar de meio período até alguns dias ou mesmo uma semana.
O horário mais usual de um workshop é das 8h às 18h, período que inclui pausas para café da manhã e da tarde e almoço.
Qual o local?
O local onde o workshop é realizado impacta fortemente a disposição das pessoas e, portanto, o resultado. É fundamental escolher um local inspirador, com tamanho adequado do número de participantes, boa estrutura de trabalho e de serviço para atender as pessoas da melhor forma possível.
A Ciranda 166 foi desenhada para ser o melhor local para workshops de São Paulo. Com infraestrutura diferenciada e serviço cuidadoso, o espaço foi criado para receber eventos inspirados e produtivos. É uma casa arejada e acolhedora, ideal para workshops, palestras, treinamentos e outros encontros colaborativos. Acesse a nossa página, fale com nossa equipe e venha conhecer!
Facilitação do workshop
A qualidade da facilitação do workshop é fundamental para a participação das pessoas e o bom resultado do trabalho. Caso não tenha profissionais com esta qualificação na sua empresa, busque profissionais que sejam referência, com habilidade de agregar valor e potencializar o grupo.
Divulgação do workshop
Como já dissemos, a qualidade da divulgação do workshop é muito importante para dar clareza aos seus objetivos e garantir a participação do público certo. Divulgue, crie materiais instigantes e distribua por todos os canais disponíveis com certa frequência. E não se esqueça de enviar um “Save the date” com 15 dias e outro com uma semana de antecedência!
Certificação do workshop
Independentemente do objetivo do workshop, oferecer um certificado de conclusão é uma maneira de agregar valor ao evento e agradecer a presença das pessoas..
Outra prática interessante é fazer uma pesquisa de satisfação, como uma maneira de valorizar as opiniões e colher insights para aperfeiçoar os próximos eventos.
E agora, depois de ampliar seu repertório sobre workshops, é hora de colocar tudo em prática no melhor local de São Paulo. Acesse o site da Ciranda 166 e conheça nossa estrutura para receber o seu evento.