Como funciona um Workshop Online
23/03/2023

Como funciona um workshop online? Veja como planejar o seu!

 

Como funciona um workshop online? Veja como planejar o seu!

Você sabe como funciona um workshop online? Quer organizar um mas não sabe por onde começar? Bom, siga a leitura no Blog Ciranda 166 e veja como!

 

Uma novidade no comportamento do mercado e das pessoas está ligada ao ambiente digital. Muitas das coisas que antes fazíamos apenas presencialmente, hoje são adaptadas para o mundo online.

 

O mesmo vale para workshops. Se você estava acostumado com aqueles eventos presenciais, agora precisa entender que o online também é uma possibilidade!

 

Mas, antes de entender como funciona um workshop online, vamos dar uma olhada em todo o seu planejamento e construção.

 

Afinal, o que é um workshop online?

 

Os workshops online são eventos muito semelhantes aos workshops presenciais. A diferença é que, além do fato de serem feitos pela internet, o planejamento e a estrutura do workshop acabam sendo diferentes. 

 

Geralmente, esse tipo de evento é promovido com fins corporativos, para desenvolver habilidades e gerar conhecimentos aos funcionários de determinadas empresas. Dependendo dos temas escolhidos, também podem se estender aos acionistas, sócios e profissionais c-level.

 

O importante é não confundir curso online com workshop online. Enquanto os cursos são uma via de mão única, os workshops online oferecem interação entre palestrantes e participantes. Uma fórmula que conta com o engajamento dos ouvintes para potencializar os resultados finais. Quanto mais participação, maior troca de conhecimento, ideias e soluções para as questões enfrentadas no dia a dia.

 

Planejando um workshop online

 

Não pense que pelo fato do workshop ser online seu planejamento será mais simples. A complexidade é a mesma. Siga a leitura no Blog Ciranda 166 e vamos conhecer alguns detalhes essenciais para a organização do seu workshop online.

 

Tema

 

O passo inicial para qualquer tipo de workshop é a definição do tema. Esse é o passo inicial que irá servir como guia para escolher data, horário e palestrantes.

 

Pense no seu tema como o chamariz principal do workshop. É através dele que as pessoas irão se interessar. Depois, para selecionar palestrantes, lembre-se de que o evento será online. Os palestrantes devem dominar o ambiente digital e conseguir interagir com os participantes para promover uma conversa e troca de insights.

 

Uma ótima plataforma

 

Se você vai organizar o workshop online, precisa definir uma plataforma para realizar a transmissão. Veja o que pode ser mais prático para você e os envolvidos. Algumas opções gratuitas são:

 

  • Live no YouTube
  • Skype
  • Google Meets
  • Microsoft Teams
  • Zoom

 

Formato

 

O formato adotado é um fator decisivo para o sucesso do seu workshop online. O passo inicial é colocar um número máximo de participantes. Com isso, é possível definir se haverão grupos ou não.

 

A formação de grupos permite que diferentes ideias sejam debatidas e apresentadas. A vantagem é promover o trabalho em grupo e sentir como as pessoas interagem para propor soluções às situações levantadas. Neste caso, para que os grupos não fiquem tão grandes, procure trabalhar com um número máximo de 7 participantes por grupo.

 

No entanto, caso você queira um grupo único, estimule a interação e não deixe que o workshop acabe virando uma simples apresentação. Os palestrantes precisam sentir o momento em que há oportunidades para chamar as pessoas para a conversa.

 

Pontos de atenção antes do workshop

 

Para não ter problemas durante o workshop online, garanta que você tem os equipamentos adequados.

 

O básico é garantir uma boa conexão com a internet e bom computador aos palestrantes. A partir disso, podemos fazer algumas melhorias, como câmera que filma em HD, microfone de lapela, iluminação e ambientação. Isso tudo depende do orçamento do seu evento.


Se estiver buscando por um espaço para workshop, confira os ambientes do Ciranda 166. Conheça nossas soluções e ofereça um workshop de qualidade à sua empresa.

 

Por fim, não se esqueça de divulgar o evento! Seja em TVs e chats corporativos, e-mails ou redes sociais, é muito importante mostrar aos funcionários a importância e os benefícios que o workshop pode trazer para a carreira de todos.

 

O que fazer durante o workshop online?

 

Palestrantes e participantes prontos, internet funcionando. E agora? Agora é hora de seguir o roteiro! Nem sempre tudo sai como o planejado, mas se houver algum problema, aja de maneira natural e busque solucionar.

 

Precisamos ser flexíveis e interagir bastante com os participantes. Por isso, plataformas que permitem essa troca de experiências, por chat ou com a webcam ao vivo, fazem a diferença.

 

Outro item essencial é o certificado de conclusão do workshop. Tenha isso pronto para presentear os participantes assim que o workshop acabar. Deixe claro a todos os envolvidos que a entrega do certificado está no planejamento e os incentive a divulgar a conquista, seja nas redes sociais ou seja no LinkedIn.

 

Detalhes pós evento

Workshop online encerrado, busque manter o relacionamento com todos os participantes. Forneça a gravação do workshop e continue entregando materiais ricos relacionados ao tema proposto. Não deixe o conhecimento esfriar!

 

Por isso que é muito importante coletar e-mails, números de telefone e outras informações. Aqui surge a oportunidade de estratégias de CRM, com aquele e-mail marketing caprichado.

 

Veja também:

Ciranda 166