como-funciona-um-workshop
20/12/2022

Como funciona um Workshop?

 

Como funciona um workshop?

Antes de tudo é preciso entender qual é o objetivo do workshop que queremos organizar. É o primeiro passo para construir um evento bem sucedido. Para clarear as ideias, continue lendo o Blog Ciranda166.

 

Se você quer trabalhar com um grupo de pessoas para construir conhecimento, competências ou promover mudanças de atitude, por exemplo, pode pensar em um ou dois dias de workshop. Você poderá contratar um facilitador externo ou usar um instrutor da própria empresa, que tenha familiaridade com construção coletiva.

 

Se o seu objetivo for desenvolver um projeto novo, seja um produto ou um processo, por exemplo, poderá pensar em um workshop com até uma semana de duração. Idealmente, deverá contratar um especialista em projetos de inovação e juntar um grupo de participantes com conhecimentos e competências diversas, capazes de contribuir para o seu objetivo.

 

É claro que entre esses dois exemplos tão diferentes entre si, existem muitas outras variações.

 

Para que serve um workshop?

Um workshop é um recurso valioso quando se quer promover mudanças importantes dentro de uma organização. Por ser um processo participativo, o workshop demanda o engajamento das pessoas, exige que elas pensem, discutam e contribuam para algo que vai beneficiar a organização e elas próprias.

 

Pessoas engajadas que constroem juntas têm maior probabilidade de aprender e fazer bom uso da aprendizagem e também de contribuir para processos de mudança.

 

Qual a diferença entre workshop e palestra?

Uma palestra é uma maneira de transmitir informações. Um palestrante apresenta um tema para um grupo de pessoas e, no final, costuma abrir um espaço para que os ouvintes façam perguntas ou, mais raramente, participem de um debate.

 

Diferente de um workshop, que pressupõe a construção coletiva de algo, a palestra é uma transmissão de informações do apresentador para o público.

 

Se você ainda tiver dúvidas, consulte o link abaixo.

 

Saiba mais: O que é workshop?

 

 

A estrutura básica de um  workshop costuma ser a seguinte:

  1. Abertura e apresentação dos objetivos do workshop
  2. Contextualização e informações necessárias para o início do trabalho
  3. Apresentação de uma ou mais perguntas-chave
  4. Discussões em grupo sobre o tema e elaboração de propostas
  5.  Apresentações das diferentes propostas 
  6. Consolidação e fechamento 

Vantagens do workshop

A grande vantagem do workshop é o fato de ser uma construção coletiva que convida à participação ativa do grupo participante. Pessoas engajadas que constroem juntas têm maior probabilidade de aprender e fazer bom uso da aprendizagem e também de contribuir para processos de mudança.

 

Custo

Organizar um workshop implica em uma composição de custos. Vai depender da duração, do número de participantes, dos materiais que vai precisar e também se vai ou não contratar um facilitador. Vai depender também se o encontro será na própria empresa ou em um local específico para workshops.

 

Se o objetivo do trabalho for muito relevante para a sua organização, vale a pena contratar um facilitador experiente e fazer o workshop em um local com características e infraestrutura ideais.

 

Aprendizagem ativa

Uma das grandes vantagens do workshop é que ele estimula a participação das pessoas. Falamos em aprendizagem ativa, pois aprende-se fazendo, discutindo, propondo, e não apenas ouvindo.

A aprendizagem ativa costuma trazer resultados mais consistentes e provocar mudanças.

 

Duração

Como já dissemos, a duração do workshop está diretamente ligada ao seu objetivo. Pode variar de um dia, quando o objetivo é o desenvolvimento de um grupo de pessoas, até uma semana, quando se trata de desenvolver um projeto de inovação, por exemplo.

 

Entre uma e outra possibilidades, existem workshops de dois, três ou mais dias, dependendo da complexidade do objetivo.

 

Espírito de equipe e Networking

Estes são dois  grandes destaques dos workshops.

 

No caso de workshops com times de uma empresa, esses encontros são boas oportunidades de estreitar laços entre as pessoas, facilitar o trabalho conjunto e potencializar o espírito de equipe. Estes, por si sós, já são resultados bem desejáveis, independentemente do objetivo geral do workshop.

 

No caso de workshops que reúnem pessoas de organizações diferentes e competências diversas,  esses encontros podem ser valiosas oportunidades de networking, aprendizagem e enriquecimento pessoal e profissional 

 

A Ciranda 166 foi desenhada para ser o melhor local para workshops da cidade. A infraestrutura, o mobiliário, o serviço, o próprio espaço foi pensado para receber workshops inspirados e produtivos. Você já conhece a Ciranda 166? 

 

Uma casa arejada e acolhedora para workshops e eventos corporativos, como reuniões de time, planejamento e outros encontros. Acesse a nossa página, entre em contato com nossa equipe e venha conhecer!

 

Veja também:

 

Como organizar um Workshop?

Quanto cobrar por um Workshop?

Certificado de Workshop: como fazer?

Ciranda 166