Certificado de Workshop: como fazer?
Certificado de Workshop: como fazer?
O certificado de workshop é uma maneira de os participantes comprovarem sua participação no evento e o conhecimento adquirido.
Na hora de planejar o seu workshop você leva em consideração a criação do certificado? Se você ainda não faz isso, siga a leitura no Blog Ciranda 166 e veja porque é tão importante. Entenda também o que não pode faltar em um bom certificado!
Quais tipos de workshops precisam de um certificado?
Como regra geral, workshops organizados para construir conhecimentos específicos, demandam a entrega de um certificado na conclusão. Por exemplo, para estudantes e professores que participam com o objetivo de desenvolvimento profissional, a emissão do certificado é quase pré-requisito para a adesão.
Já no caso de workshops corporativos, cujo objetivo é trabalhar em um projeto ou discutir um determinado assunto, o certificado não é necessário.
Resumindo, sempre que o workshop envolver aprendizados técnicos, científicos e/ou práticos, o certificado é desejável.
Se você ainda tiver dúvidas, segue uma lista dos principais tipos de eventos que precisam de certificado:
- Conferências;
- Congressos;
- Cursos;
- Fóruns;
- Seminários;
- Simpósios;
- Palestras;
- Workshops.
Por que o certificado de workshop é importante?
O certificado atesta a participação em um evento, a conclusão de um curso ou a aquisição de determinado conhecimento. Principalmente quando assinado pelo representante de uma organização ou por um especialista reconhecido, o certificado terá mais valor para o currículo e/ou a carreira do participante.
Para o organizador do evento, emitir um certificado é uma maneira de demonstrar responsabilidade e comprometimento com os participantes e os conteúdos envolvidos.
Como fazer o seu certificado de workshop?
Agora que você já entendeu a importância do certificado para o seu workshop, vamos conhecer alguns detalhes que não podem faltar. Confira abaixo:
Título do certificado
O título é o texto de maior destaque no certificado. É importante que informe o nome do evento e o principal tema abordado.
Por exemplo: “Fotografia: retratos e grupos.”; Fotografia artística: luz, sombra e contraste.”
Carga horária
Outro fator importante, principalmente para públicos como estudantes e professores, é a carga horária do workshop. Muitas vezes, o número de horas conta pontos, com impactos na nota do semestre, por exemplo, ou na carreira.
Data
A data do workshop é outro item que deve constar do certificado para comprovar o período da participação.
Assinatura
Por fim, o reconhecimento do profissional que assina o certificado agrega valor e demonstra confiabilidade e profissionalismo.
Para criar o certificado do workshop que está organizando, não deixe de conhecer essas três ferramentas:
- Canva: editor gratuito online com diversos modelos de certificados
- Adobe Spark: ferramenta da Adobe para criar gratuitamente seu certificado em poucos minutos
- Microsoft Office: modelos gratuitos para PowerPoint, Word e demais ferramentas do Microsoft Office
Agora é só criar o seu!